Saiba porque começar o dia se alimentando bem é tão importante.

Saiba porque começar o dia se alimentando bem é tão importante.

Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é fundamental, indispensável para a boa saúde. Assim que acordamos, necessitamos reabastecer o organismo e repor energia para retomar as atividades e iniciarmos um dia ativo e produtivo.

Durante o sono nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração e também construir células, queimar gordura e ainda trabalha fazendo detoxificação durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia.

Uma regra básica em nutrição é a variedade de alimentos. Sendo assim, não precisamos comer a vida toda o mesmo café da manhã, aliás, devemos variar.

O ideal para o café da manhã é comer um pouco de cada grupo alimentar, que são carboidratos, proteínas e gorduras, mas os alimentos nunca são compostos de apenas um nutriente, e isso é muito bom. Por exemplo, as frutas são ricas em carboidratos, mas têm também muitas vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos. As castanhas têm muitas gorduras boas (monoinsaturadas) e também fibras, em um pão pode ter fibras e gorduras de sementes e de azeite. Enfim, é preciso variar.

Para exemplificar, vamos citar abaixo grupos de alimentos que podemos escolher um de cada para iniciarmos bem o dia:

- frutas picadas ou suco de fruta - aqui dá pra variar super bem com tantas opções de frutas que temos. Use e abuse da sua criatividade.

- tapioca com semente de chia ou flocos de quinua; pão integral; pão feito com abóbora, farinha de arroz, fécula de batata e ovo caipira; algum tipo de raiz como mandioca ou batata doce, etc.;

- castanhas do Pará ou amêndoa ou macadâmia ou nozes ou também um óleo como fonte de gordura, que podemos alternar com óleo de coco (extravirgem), azeite de oliva extravirgem ou manteiga em pequena quantidade;

- ovo mexido, iogurte, queijo fresco, derivados de soja, patê de grãos ou de sardinha ou ainda frango desfiado num lanchinho;

- uma bebida quente como uma xícara de café (sem adoçar) ou chá de camomila, de cidreira, de casca de jabuticaba, etc.;

- adoçar alimentos é opcional, mas podemos aproveitar para usar o mel que é rica fonte de fitoquímicos e energia.

O que não devemos?? Não devemos ficar sem comer pela manhã e também devemos evitar alimentos com excessiva quantidade de carboidratos refinados como pães refinados, pães doces e bolos, açúcar, bebida láctea achocolatada, suco concentrado e adoçado.

Com uma refeição adequada logo pela manhã seu corpo terá energia para estudar, trabalhar, manter bom humor, concentração e vitalidade para o dia todo. Sem contar que, quando se deixa de fazer esta refeição seu cérebro entende como privação e "pensa" que terá que poupar gordura e este acúmulo não é nada interessante.

Pesquisas realizadas comprovam a melhora cognitiva, bom rendimento escolar, resolução de problemas e testes de memória. E não para por ai, a melhora é na saúde intestinal, na saúde cardiovascular, na massa muscular e metabolismo energético.

Muitas vezes gastrite, dor de cabeça, tontura, falta de concentração podem ser reflexos de um inadequado ou ineficiente café da manhã.

Enfim, temos motivos de sobra para não deixarmos de fazer o café da manhã. Com o tempo escasso de todos é válido organizar tudo no dia anterior. Vale até deixar fruta picada ou pote de tudo pronto no dia anterior.

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